Quem Educa no Século XXI?
O termo EDUCAÇÃO nasce de uma fonte inesgotável de conhecimentos, porém,
na realidade atual, em que oportunizamos nossos seres a uma
multiplicação deste saber, há várias controvérsias baseadas em contextos
contingenciados na ausência de uma participação de quem? Minha? Sua?
Nossa?
Ou você educa, ou a Xuxa educa, ou a Peppa educa, ou a TV educa diante
deste aglomerado de seres recheados de “boas intenções”, os
desenvolvimentos cognitivos dos humanos do futuro transformam-se em
reprodutores de uma sociedade contextualizada na formação de
publicidades e propagandas, como também, fantoches criados para a
midiatização, calmaria e a famosa solução de todos os problemas daqueles
que não querem ter problemas.
A formação da criança submetida a uma tentativa frustrada de
transformação diante aos recursos existentes em nosso meio, a falta de
estrutura familiar que permite a criação de forma desordenada sem a
devida atenção merecida no seio inicial, às escolas transformadas em
depósitos para uma formação que deve educar, ensinar e aprender, partem
para uma temática devida, qual a crianças? Qual o adulto? Quem é o
responsável?
Em um meio de responsabilidades sua ausência se transforma ao ponto que
se anula nas participações de construção do ser social, do ser educado e
do ser avassalador de conhecimentos. Criar, educar e encaminhar para os
caminhos corretos tornaram-se meios, formas e mecanismos da escola cada
vez mais abarrotada de encargos. Ser pai e ser mãe é fácil. Exercer o
real papel direcionado a função torna-se obscuro não cabendo enxergar
tão árdua tarefa, uma vez que, a melhor escola ainda é a da vida, como
dizem os fios de cabelo branco.
“Os educadores experientes não são aqueles que transformam seus filhos e
alunos em depósito de informações, mas os que estimulam seu apetite
intelectual e os animam a digerir informações”, afirma Augusto Cury.
Porém, se você não educa, alguém educa e se não sabe quem será o alguém,
cuide em educar, afinal, facebook e whatsapp já não estão tão distantes
daqueles que não possuem o discernimento do que é certo ou errado, mas,
sabem quem deve ou não direcionar seu futuro, pois, a comunicação cuida
de transformar a escola da vida naquilo que por hora não se acomoda,
tão pouco se transforma, mas leva muita gente a pensar.
Professor Doutor Petrucio Ferreira
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